Eixo Sustentabilidade

A Zeladoria Urbana precisa funcionar na sua plenitude. Potencializar as ações dos órgãos públicos municipais responsáveis pela fiscalização, manutenção e conservação de áreas urbanas, incluindo ruas, praças, parques, equipamentos públicos e espaços comuns para garantir a limpeza, a segurança, a ordem e o bem-estar de todos.

Atenção aos locais de convivência e à abordagem interdisciplinar. Fomentar a ocupação dos espaços públicos com qualidade de vida. Promover atividades de uso misto, como atividades comerciais, de lazer, esporte e cultura.

Esta abordagem fortalece o desenvolvimento econômico, preserva o meio ambiente e consequentemente reduz a criminalidade.

Mais do que criar leis, a maior função de um vereador é fiscalizar o que se faz com o dinheiro público, que é de todos.

Por isso, um olhar dedicado para que os contratos e as obrigações que a Zeladoria Municipal esteja sempre em ordem e em execução é o que me proponho.

Alguns pontos críticos que merecem atenção:

Espaço Urbano Humano:

Plano Municipal de Ocupação Integrada do Espaço Urbano

  • Espaços públicos dotados de infraestrutura para atendimento diverso a qualquer munícipe, com banheiros, fraldários, lixeiras, equipamentos urbanos adaptados para pessoas com deficiência (PcD), para idosos, para crianças e pets. Áreas integradas de convívio e abordagem interdisciplinar promovem qualidade de vida.

  • Estimular a ocupação comunitária de espaços públicos, integrando atividades de uso comercial, residencial, de serviços e de lazer com áreas de convívio comum. A ocupação de parques, praças, ciclovias, quadras esportivas e área de lazer promove uma constante circulação de pessoas que além de fortalecer o desenvolvimento econômico local, amplia a circulação de pessoas e a vigilância natural e reduz a criminalidade, e preserva o meio ambiente. Necessitamos de políticas públicas que garantam e estimulem esse ideal de qualidade de vida.


Áreas verdes de uso comum:

Plano Municipal de Manutenção e Ampliação de Áreas Verdes Comuns

  • O conceito de cidade esponja é satisfatório e de fácil compreensão. Manter e aumentar as áreas verdes de uso comum é fundamental para suportarmos este momento que vivemos de mudanças climáticas. Além de controlar a drenagem urbana, reduzir as temperaturas dos centros urbanos, as áreas verdes minimizam a poluição oferecendo um ar mais puro e saudável para respirarmos. Isso diminui a ocorrência de doenças respiratórias e, consequentemente, reduzindo os atendimentos nas unidades de saúde.


Revitalização e manutenção dos rios:

Plano Municipal de Revitalização e Manutenção dos Rios e Nascentes

  • Sabemos que Curitiba é berço das Cataratas do Iguaçu, aqui está a sua nascente. Por isso temos tamanha responsabilidade em cuidar da formação de uma das maravilhas do Mundo e segundo destino turístico do país. É aqui que o Rio Iguaçu nasce, resultado de todos os rios que entrecortam Curitiba somados aos aquíferos onde estamos assentados.


Revitalização de áreas degradadas:

Plano Municipal de Resgate Histórico e Cultural

  • Realizar a intervenção de áreas degradadas e abandonadas da cidade, renovando as áreas deterioradas para resgatar o valor cultural destes espaços, com destaque para o seu Patrimônio Histórico-Cultural. Para tanto, integrar comércio, serviços, espaços de lazer e turismo com mobilidade e tecnologias de informação e comunicação.


Infraestrutura rasa:

Plano Municipal de Calçamentos e Galerias Subterrâneas

  • A drenagem urbana exige o cuidado com as áreas verdes comuns; a instalação de calçamentos adequados para o trânsito de pedestres e ao mesmo tempo absorção de água pluvial; galerias para recebimento de água pluvial; galerias coletoras de esgoto e calhas adequadamente dimensionadas para receptação de nascentes e cursos de águas formadores dos nossos rios.

  • As calçadas igualmente devem possibilitar o trânsito adequado para o pedestre considerando carrinhos de bebês, pets, ciclovias, faixas de running e estacionamento e precisam de manutenção continuada.

CNPJ: 
56.396.264/0001-60

Nome: 
Carolina Maia

CPF: 
021.190.329-98

Telefone: 
+55 41 97402-6362

Copyright © Carolina Maia. Todos os direitos reservados.

O site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a utilização dessas tecnologias, como também, concorda com os termos da nossa política de privacidade.